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De todas as formas de atrair o cliente, a visual é com certeza a mais eficiente. A apresentação do profissional, o produto e a embalagem precisam chamar a atenção do consumidor positiva e efetivamente, assim como a fachada de sua loja. 

A identidade visual de uma empresa precisa ficar guardada na memória dos parceiros, os fornecedores, investidores e principalmente dos clientes em potencial. Para isso, a arte e a funcionalidade se aliam na promoção do seu empreendimento e, por isso, a fachada de loja não requer apenas um logotipo com o nome do negócio e algumas informações jogadas, ela precisa ser muito bem planejada, avaliando suas opções na localidade, a estrutura física do imóvel, entendendo o público local e respeitando a legislação sobre o assunto.

Alguns dos aspectos mais importantes na hora de planejar uma boa fachada são: 

  • Logotipo: deve ser relativamente curto, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade;
  • Layout: é a utilização dos espaços disponíveis, e a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. 
  • Higiene e limpeza: O lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a fachada da loja.
  • Iluminação: Esse é um dos aspectos mais importantes no ponto de venda. Além de clarear de forma geral a loja, a iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos nas vitrines.

Escolhendo as cores

As cores atraem diretamente o subconsciente das pessoas influenciando diretamente as ações delas e em como a sua marca vai ser compreendida pelo seu cliente. A partir disso que acontece a conexão inicial, com as fachadas não é diferente.

Um exemplo simples e amplamente conhecido são os fast-foods que utilizam muito o vermelho e o amarelo em suas fachadas, por eles estimularem o apetite. Já o verde remete ao meio ambiente e é comumente utilizado por restaurantes de alimentação saudável, por exemplo. Vale ressaltar que isso não é uma regra absoluta e que é possível fazer uso de outras cores e ainda conseguir um bom resultado, basta usá-las da maneira certa.

Comunicação direta e influente

Todas as informações que serão transmitidas da sua empresa para o cliente na fachada devem ser coesas, facilmente compreensíveis, diretas, conectivas e influentes. Isso porque quando o cliente entra em contato com a sua marca você tem que garantir que a mensagem faça o seu papel de comunicar. Não significa que tenha que ser uma fachada cheia de texto, às vezes o bom design fala mais do que mil palavras.

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